Apresentação Criada por consultores e professores com ampla bagagem no meio educacional e empresarial, trazemos uma gama de cursos antenados com a tendência do mercado na qual ressaltamos nosso compromisso com uma educação de qualidade e comprometida com a formação continuada do ser humano, afixando assim sua marca no cenário mineiro. O aluno terá um investimento com retorno de qualidade, sustentabilidade, qualificação com 100% aproveitamento, inovações tecnológicas, maior acessibilidade, ferramentas garantidoras de inserção e permanência no mercado de trabalho.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO .......................................................................4
LEGISLAÇÃO ACERCA DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS ESPECIALIZADOS .......................5
NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: quem deve ir para a sala de recursos? .......20
CONDUTAS TÍPICAS .................................................................22
DEFICIÊNCIA AUDITIVA..............................................................26
DEFICIÊNCIA VISUAL................................................................29
DEFICIÊNCIA FÍSICA ...............................................................39
DEFICIÊNCIA MENTAL................................................................41
ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO ......................................42
TIPOS DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO ...............................................42
SALA DE RECURSOS .................................................................44
RECURSOS E TECNOLOGIA APLICADOS NA SALA DE RECURSOS ..............................49
METODOLOGIAS NA SALA DE RECURSOS E ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR ......................50
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL DO ALUNO PDI .................................63
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .......................................................77
Possui graduação em Licenciatura para Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Norte do Paraná (2006), graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna (2010). Especialização em: Educação a Distância, Educação Especial Inclusiva, Psicopedagogia Clínica e Institucional com Ênfase em Educação Inclusiva, Supervisão Pedagógica e Coordenação Pedagógica com ênfase em Educação Inclusiva. Mestrado em Ciências da Educação Argentina e UEP (2013), convalidada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Experiência Profissional
Atuou como Docente virtual dos cursos de especialização UAB Educação do Campo Gestão em Saúde Pública, Tutora presencial UAB curso de Pedagogia, Tutora a distância IFNMG do curso especialização EAD, banca de TCC UAB Unimontes e Anhanguera, orientação de artigo científico Anhanguera e IFNMG. Atualmente é professora virtual Faculdade Anhanguera do curso de Pedagogia; Professora de crianças com necessidades educativas especiais; Professora Séries Iniciais Ensino Fundamental, professora de cursos de extensão pós graduação com temas relacionados a Inclusão, AEE, Sala de Recursos, Metodologia Científica, Educação a Distância e outros conteúdos; professora orientadora de estágio supervisionado e orientação científica.
Escreva um comentário